Quotes from the Book

...but we no more choose our passions than our features or complexion.
(...) o conhecimento e a comunicação com os maus elementos do nosso próprio sexo é muitas vezes tão fatal para a inocência quanto todas as seduções do outro.
(...) rapidamente cheguei à resolução de me lançar no vasto mundo, dirigindo-me a Londres para ir em busca de minha fortuna, uma frase que, parece, tem arruinado mais aventureiros de ambos os sexos saídos do campo do que levado a sua realização.
Isto é, creio, demasiado elogio próprio; mas não seria eu ingrata com a natureza, e para com uma figura a que devo as bênçãos ímpares do prazer e da fortuna, se suprimisse, presa de uma modéstia afetada, a descrição de dons tão valiosos.
Não!, nem o passar dos anos, nem as voltas do destino poderiam apagar a impressão fulminante que ele causou em mim... Sim! querido objeto de minha primeira paixão, guardarei para sempre a lembrança de tua primeira aparição diante de meus olhos embevecidos... ela te traz de volta ao presente, e eu te vejo diante de mim!
Sobre a mesa ainda se viam a poncheira e as taças, espalhadas na desordem costumeira após a debandada dos ébrios.
Tudo isso formava o mais interessante quadro vivo da natureza, certamente muito superior aos nus criados pelos pintores, escultores ou quaisquer artistas, e que se compram a preços altíssimos; no entanto, tais visões são apreciadas soberanamente apenas por algumas pessoas que a natureza dotou do fogo da imaginação, e que são calorosamente dirigidas por um julgamento verdadeiro para as fontes, os originais da beleza, as criações inigualáveis da natureza, que estão bem acima das imitações da arte ou das possibilidades da riqueza de pagar-lhes o preço.
(...) os infelizes jamais morrem, quando a morte seria o melhor remédio para seus males, e a vida das mulheres é proverbialmente dura.
Aqui, minha senhora, devo talvez desculpar-me pela descrição minuciosa de coisas que persistem com tanta força em minha memória, pela impressão que causaram; mas, além de esse fato ter provocado uma revolução em minha vida, a verdade histórica exige que eu não vos esconda que um prazer tão exaltante não pode ser ingratamente esquecido ou suprimido sob o pretexto de que eu o tenha encontrado num ser de condição inferior; pelo contrário, é aí que encontramos mais pureza, maior ausência de sofisticação, e não em meio aos refinamentos falsos e ridículos graças aos quais os grandes aceitam ser grosseiramente enganados por seu orgulho. Os grandes! Existem, entre os que eles chamam de vulgares, pessoas mais ignorantes e que cultivem menos a arte de viver do que eles próprios? Ao contrário, os simples ignoram sempre as coisas estranhas à natureza do prazer; seu objetivo principal é gozar a beleza onde se possa encontrar esse dom inestimável, sem distinção de berço ou posição.
(...) pois nas mulheres, e em particular nas do nosso tipo, por melhor que seja a disposição dos nossos corações, há sempre uma parte rainha que se autogoverna e que tem suas próprias razões de Estado, e dentre estas a mais forte é a que manda jamais se confundir a vontade com o ato.
O amor, presidindo a ação, insinuava o prazer e o gozo. E confesso, de bom grado, que me persuadi sem dificuldade de que, sem amor, o prazer, por maior e mais perfeito que seja, fica vulgar, sejamos rei ou vagabundo.
I had now totally taken in love's true arrow from the point up to the feather . . . .
and measured me very rightly in her manner of whistling to me, so as to make me pleased with my cage, and blind to the wires.

About John Cleland

We have collected 13 quotes from 1 book by John Cleland on BookQuoters.

More about the author →

Book details

Goodreads rating
3.14 (21 ratings)

Keep reading